Programa de Capacitação do Eproinfo
Tecnologias Na Educação – Ensinando e Aprendendo Com as TIC – 100h
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Cacoal
Ministro Andreazza-RO
Formadora (a): Dalva Rossmann
Cursista: Eulália Rossmann Breger
Carga horária:
Presencial – 32 horas
A distância – 68 horas
A distância – 68 horas
Objetivos do curso:
Na perspectiva dos objetivos gerais e
específicos do ProInfo Integrado, o curso Tecnologias na Educação: ensinando e
aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico metodológico-práticos
para que os professores e gestores escolares possam:
Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na
aprendizagem em suas escolas;
Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
UNIDADE I - Tecnologia na
Sociedade, na Vida e na Escola
Objetivos:
Apresentar
e discutir a proposta do curso.
Contextualizar a temática da Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem
contínua.
Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis.
Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.
Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista
pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, Internet).
Contextualizar a temática da Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem
contínua.
Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis.
Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.
Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista
pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, Internet).
1: Tecnologia na
Sociedade, na Vida e na Escola. 12 Horas 16 Horas de estudos
Produzi um pequeno texto sintetizando minhas reflexões acerca da
temática estudada no texto de
Juan Ignacio Pozo.
Tema: Atividade 1.2
Nesta atividade falei um pouco
sobre como sou e como me sinto como professor aprendiz.
Nesta atividade “eu como
professor” tentei definir algumas preocupações com estas
novas tecnologias e fiz um breve comentário quanto as minhas
expectativas sobre as tecnologias atuais.
Tema:
Atividade 1.3 (Reflexão sobre a
educação e a tecnologia)
Nesta atividade comentei sobre
a educação e tecnologia e seus avanços na escola, e sua
fundamental importância na sociedade.
Tecnologias
existentes na escola
Nesta atividade fiz um
levantamento das tecnologias disponíveis na escola em que trabalho e comentei
como elas vêm sendo utilizadas para a aprendizagem das crianças.
Tema: Atividade 1.5
Mapa Conceitual
Nessa atividade elaborei um
mapa conceitual para sintetizar as aprendizagens conquistadas até o momento.
Para desenhar meu mapa utilizei software CmapTools.
Tema:
Atividade1.6 WebQuest
- O que é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário